Babalorixá Oju Bale, o Babá Cláudio
Cláudio Sérgio de Castro, nascido em 21/08/1969, natural de Uruçuca/BA, registrado em Conselheiro Pena/MG, onde reside até os dias atuais, é professor de música na Rede Municipal de Ensino e paralelamente atua como Sacerdote de Candomblé, em seu Ilê Ketu Angola chamado Ilê Asé Assã Yansã, fundado em 1999.
Sua infância seguia normal como de qualquer criança do interior, porém muitos problemas de saúde passaram a ocorrer devido à sua mediunidade ostensiva. Sempre havia momentos de manifestações espirituais, não compreendidas pelas pessoas da família, que o levavam vez após vez a hospitais e nada era diagnosticado.
Seu pai, ex-militar da Polícia Capixaba, tinha uma visão mais ampla de sua mediunidade e chegou a levá-lo em benzedeiras, Terreiros de Catimbó muito comuns na época e sua mãe baiana, muito católica, não aceitava muito bem e nem via com bons olhos a sua situação.
Até que um dia, seu pai cansado de tudo aquilo, levou Babá Cláudio em uma senhora médium, famosa na cidade e ela revelou que ele precisava desenvolver a sua espiritualidade.
Como ele era impedido de ir nestes locais principalmente por sua mãe, só teve contato real com a espiritualidade quando se mudou para o Rio de Janeiro em 1984 e foi morar na casa de um tio que era pastor da Igreja Presbiteriana.
Anos depois já quase adulto, através de sua primeira esposa, umbandista, passou a frequentar um terreiro no bairro de Alcântara, em Niterói/RJ e lá varias entidades diziam que acompanhavam o Babá e ele não acreditava muito.
A vida seguiu e mais tarde quando estudava no Colégio Pedro II conheceu uma pessoa que se tornou seu amigo e vendo que ele passava muito mal o levou à casa de seu tio, Babalorixá Jorge de Aganju, no Ilê Asé Aganju, nação Ketu, localizado no bairro da Pavuna.
Ele constatando a situação, teve compaixão e o ajudou, fazendo campanhas para arrecadar recursos para a sua Feitura.
Lá Babá Cláudio nasceu como mais um filho de Xangô e Yansã e permaneceu até sua confirmação em dezembro de 1988.
Babalorixá Jorge de Aganju veio a falecer em 1990, não deixando herdeiros na Casa.
Babá Cláudio voltou para Minas em 1991 e retornou ao Rio no ano seguinte tentando encontrar outra Casa para realizar o rito de Vume, mas só no final do ano foi levado a um Ilê de Nação Angola e Jeje por um amigo, na cidade de Catu/BA, uma roça do interior em que Mametu Maria Gueussá d’Angorô o acolheu e lá Babá Cláudio fez todas as obrigações necessárias ano após ano, até se tornar o Babalorixá Oju Bale em 1998.
Babá Cláudio já atendeu milhares de pessoas, nesses quase 30 anos de sacerdócio. Sempre com muita dedicação, verdade e profundo respeito pelos Orixás e toda a espiritualidade.
Hoje, unindo forças com o Templo Avinash, está a postos para atender ainda mais pessoas e dar caminho a muita gente junto à Mestra Avinash, Mestre Caveira e Mago Kaique.
A partir de então, os Jogos de Búzios serão realizados apenas por Babá Cláudio, para cuidados de Orixás e feituras. Os jogos serão feitos e as respostas enviadas para o whatsapp do consulente diretamente por Babá Cláudio.
Enquanto isso, o Templo Avinash continua se dedicando somente ao culto a Dianus, Lilith, Quimbanda e Ritos de Goetia.
INFORME SEU EMAIL ABAIXO E PARTICIPE GRATUITAMENTE DA COMUNIDADE DO TEMPLO AVINASH
Envie-nos uma mensagem pelo Telegram. Será um prazer lhe atender!